segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

LAGARTIXAS E DINOSSAUROS - RUBEM ALVES

 

 

É impressionante como Rubem Alves consegue sintetizar a história da humanidade neste livro infantil.




        Inicio meu blog com esta estória. Ao lerem as postagens  entenderão como  esta estória é a nossa história!


"Há muitos, muitos anos, as lagartixas viviam na floresta. Suas cores eram as mais variadas, brancas, pretas, vermelhas, amarelas. Mas numa coisa todas eram iguais, eram todas pequenas. O que era muito bom: qualquer oco de árvore era um abrigo, qualquer folha ou mosca lhe bastavam como comida, ser pequeno tem as suas vantagens, sobrevive-se com pouca coisa. "


No início de tudo era assim; todos  seres tinham o que precisavam para viverem , viviam em abundância. Mas uma certa espécie animal se sobressaiu perante as outras...

 

"Mas era preciso ter cuidado com uma árvore...
Seus frutos tëm o  poder de colorir e aumentar quem os comem....
As lagartixas brancas não eram iguais às outras, eram muito curiosas, queriam ficar grandes e coloridas. Ser pequeno, que coisa mais humilhante! Sendo grande todos nos olharão com respeito, seremos as rainhas das lagartixas, pela beleza e pelo tamanho! Queriam ser diferentes, queriam ser maiores. E, sem muitas considerações, comeram o fruto daquela árvore proibida..."


Esta espécie queria descobrir lugares novos, se espalhou por todo ambiente habitável do planeta Terra,  passou de nomadismo para sedentarismo.





"As transformações foram imediatas, viram as cores mais lindas cobrirem sua pele sem graça e seu corpo pôs-se a crescer. Como seremos temidas e respeitadas! "


A espécie se reproduziu, constituiu sociedades organizadas, domesticou animais e plantas. Ficou maravilhada diante de tantas descobertas! . Olhou ao seu redor; que mundo lindo e tudo isto pertence a mim! Suas riquezas são infinitas.
 



"Claro que tudo mudou. Um oco da árvore já não servia como abrigo, nem um pedaço de folha ou uma pequena mosca bastava como refeição. Eram conseqüências inevitáveis da sua nova condição agora lagartos. Punham-se a devorar numa única refeição, aquilo que as outras juntas não conseguiam comer em um ano inteiro. Mas não tinha importância. A floresta era muito grande, tudo parecia ficar cada vez menor".
 
 



"À medida que cresciam, árvores inteiras eram aperitivos para agora os dinossauros."


Novamente esta espécie esapalhou-se por todo os ambientes habitáveis. Mas agora era tudo diferente: já eram conhecidos o poder do aço e dos cavalos, já eram dominadas as técnicas de grandes navegações, já traziam consigo os germes: fortes aliados. As intensões também eram diferentes, agora queriam conquistar e dominar!

 

"Quem sabe chegaria o momento em que comeriam a lua e as estrelas?
Por onde quer que fôssem, suas patas enormes iam esmagando tudo, plantas, bichos. Por onde passavam iam deixando clareiras nas florestas, e onde outrora houvera matas verdejantes, agora,  só existia terra seca. Demorou mas o dia chegou. As florestas haviam acabado, só havia terra seca, e ali ficaram os dinossauros, com suas bocas enormes abertas, sem ter nada com que matar a sua fome.
As lagartixas continuavam vivas. Seus corpos pequeninos precisavam de muito pouco para sobreviverem. Pequenas plantas que os dinossauros nem mesmo viam, continuavam a brotar e isto era mais do que suficiente para a fome de cada dia."




"As lagartixas estiveram presentes na agonia dos dinossauros. Respeitosamente colocaram sobre seus túmulos um epitáfio, seus dizerem rezavam:”
“Morreram, não por terem sido fracos demais, mas por terem sido fortes demais”

 “Logicamente, grande parte do sistema-vida (95% são invisíveis), feita de microorganismos, bactérias, fungos e vírus, continuaria indiferente ao nosso trágico destino. Nós porém, teríamos sido banidos do cenário da evolução”
Leonardo Bof
 Teólogo.


“As bactérias viram nascer há 500 milhões de anos atrás todas as formas de vida aquáticas, 90% foram extintas para se tornarem terrestres. Há 65 milhões de anos tiveram a oportunidade de presenciar a era dos dinossauros e seu desaparecimento da face da Terra. Então viram uma nova forma de vida que seriam conhecidas como formas humanas.”
Stefan Cunha Ujvari
              Epidemiologista


´Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele" Lévi Strauss

Um comentário:

  1. Excelente escolha, Cássia Mendicino - adoro a sabedoria de Rubem Alves!

    ResponderExcluir